Artigo

Os perigos do Ransomware para a continuidade do seu negócio

By 31 de agosto de 2022setembro 1st, 2022No Comments

Hoje, os dados são a alma das empresas. A perda ou comprometimento afeta significativamente a sua capacidade de fazer negócios. Isso é especialmente evidente em aplicativos SaaS (Software as a Service), que servem como base para gerenciar e agir com base em insights de dados.

As empresas que conseguem transformar informações em ativos estratégicos possuem uma clara vantagem competitiva nos ambientes atuais, sempre ativos e orientados por dados.

Porém, à medida que os ataques de ransomware se tornam mais comuns, é importante que as empresas entendam como se proteger. Ransomware é um tipo de malware que criptografa dados e os mantém bloqueados até que a empresa pague o resgate ao cibercriminoso.

Embora existam muitas maneiras de proteger as empresas contra os ataques de ransomware, o mais importante é ter uma infraestrutura de tecnologia pronta para prevenir e minimizar os ataques.

Os perigos do ransomware para as empresas

O ransomware existe há um bom tempo, mas se tornou cada vez mais popular nos últimos anos.

Esse tipo de malware pode ser muito perigoso para as empresas, pois pode bloquear arquivos importantes e impedir que seus usuários possam acessá-los. Em alguns casos, o resultado do ataque pode ser a exclusão de arquivos críticos.

O custo total de um ataque como esse excede em muito a demanda de resgate. Além do custo direto de pagar o resgate, as empresas também enfrentam custos indiretos, como a interrupção do negócio, o tempo perdido para restaurar os dados e a reputação danificada.

Como proteger sua empresa contra ataques de ransomware

Existem algumas maneiras pelas quais as empresas podem se proteger contra os ataques de ransomware. Um dos métodos é ter um bom sistema de backup para que você possa restaurar seus dados se estiverem criptografados em decorrência do ataque.

Você também deve certificar-se de que a segurança dos computadores da empresa esteja atualizada e usando um software antivírus para proteger seu sistema. Além disso, é preciso estar ciente aos sinais de um ataque de malware, para poder agir rapidamente caso sua infraestrutura tecnológica seja infectada.

Se sua empresa for atingida por um ataque de ransomware, há várias coisas que você pode fazer para tentar recuperar seus arquivos. A principal delas é restaurar os dados a partir de um backup. 

Com um backup dos dados, a empresa pode restaurá-los no sistema após o ataque. Isso pode levar algum tempo, mas é a melhor maneira de manter os dados seguros.

Como o NetApp pode ajudar a proteger os seus dados

A NetApp oferece vários benefícios que podem ajudar as empresas a proteger seus dados contra ataques de ransomware. Esses benefícios incluem:

Confidencialidade

A NetApp ajuda as empresas a manter seus dados confidenciais criptografando-os em repouso e em trânsito. Isso ajuda a garantir que, mesmo que ocorra um ataque de ransomware, os invasores não consigam acessar os dados que estão procurando.

Integridade

As soluções da NetApp também ajudam as empresas a manter a integridade de seus dados, garantindo que eles estejam sempre precisos e atualizados. Isso impede que cibercriminosos alterem ou excluam informações importantes no caso de um ataque de ransomware.

Disponibilidade

Por fim, a NetApp ajuda as empresas a garantir que seus dados estejam sempre disponíveis quando necessário. Isso permite que as empresas continuem operando normalmente, mesmo em meio a um ataque de malware.

No geral, a NetApp oferece uma solução abrangente que pode ajudar as empresas a proteger seus dados contra ataques de ransomware. O uso das soluções NetApp pode ajudar a melhorar a postura geral de segurança de uma organização.

Fale com um dos especialistas da Morgan IT e saiba mais sobre como o uso de soluções da NetApp pode ajudar a proteger seus dados contra ransomware e outras ameaças.

Leave a Reply

8 + 11 =