ArtigoBlog

Cinco razões para direcionar seus esforços para uma infraestrutura hiperconvergente

By 11 de abril de 2022No Comments

A infraestrutura hiperconvergente (HCI) vem atraindo a atenção das empresas há vários anos por sua ampla gama de benefícios. 

Na prática, a HCI funciona reunindo cada um dos componentes fundamentais de um data center, incluindo armazenamento, rede, computação, backup e assim por diante, combinando-os em unidades pré-empacotadas controladas e gerenciadas por um software central, diferenciando-o dos sistemas mais tradicionais.

A simplicidade de implantação da hiperconvegência é uma das grandes vantagens para as empresas, além da facilidade de gerenciamento e do dimensionamento uniforme e prontamente disponível que ela oferece. 

Em termos mais amplos, HCI equivale à eficiência operacional e custos reduzidos, ambos particularmente vitais ao considerar as empresas que estão emergindo da crise mundial atual. Além disso, também é fundamental à medida que as empresas se tornam cada vez mais orientadas por dados, exigindo mais tecnologia e poder de computação para atender às suas demandas de informações.

A razão pela qual o mercado de HCI está crescendo é ​​graças às muitas vantagens que o sistema oferece. A seguir destacamos as cinco principais razões para direcionar seus esforços na implantação de uma infraestrutura hiperconvergente.

1. Design mais simples para se adequar à era da nuvem

Embora a HCI não seja uma infraestrutura baseada em nuvem, ela é ideal para a era da nuvem. Uma era em que tudo, desde armazenamento de documentos até soluções de contact center, está hospedado na nuvem. A estrutura possui um design simplificado e flexível.

A HCI remove as barreiras que retardam o desenvolvimento. Ao adotar uma arquitetura hiperconvergente, uma organização pode gerenciar dados com muito mais rapidez, fornecer novos aplicativos e muito mais. No mundo de hoje, que se move a uma velocidade vertiginosa, a capacidade de agir rapidamente não tem preço.

2. Consolidação da carga de trabalho

Os sistemas hiperconvergentes reúnem armazenamento, rede e funcionalidade de computação em uma única solução altamente virtualizada.

A capacidade de consolidar várias funções de TI, como backup, deduplicação e otimização de WAN na mesma plataforma, é o motivo mais atraente para usar a infraestrutura hiperconvergente. 

Com a infraestrutura hiperconvergente, todas as cargas de trabalho estão sob o mesmo guarda-chuva, facilitando a migração de VMs entre dispositivos diferentes ou até mesmo entre data centers.

Nos últimos anos, os produtos de infraestrutura hiperconvergente (HCI) foram desenvolvidos para oferecer suporte a cargas de trabalho além da infraestrutura de desktop virtualizada e aplicativos de back-office, à medida que as empresas se tornaram mais confiantes na confiabilidade e adaptabilidade desses produtos. 

3. Flexibilidade e escala

Como a hiperconvergência é baseada em software, ela é capaz de fornecer níveis superiores de flexibilidade e agilidade às empresas quando comparada à infraestrutura legada. A infraestrutura hiperconvergente adota uma abordagem de bloco para a escalabilidade do data center.

Cada dispositivo HCI é uma unidade independente projetada desde o início para incluir todos os tipos de recursos de hardware de que um data center precisa e para maximizar a compatibilidade.

Isso permite a expansão da capacidade do data center simplesmente agregando uma ou duas unidades adicionais, em vez de provisionar, configurar e implantar especificamente mais armazenamento ou capacidade de computação.

Em vez de criar planos de atualização complexos sempre que a expansão for necessária ou adicionar componentes caros adicionais, as empresas podem simplesmente adicionar outro nó ao ambiente. Isso permite um passo para o próximo nível de infraestrutura em pequenos incrementos.

4. Maior eficiência

Um aumento na automação também leva a um aumento geral na eficiência, o que significa que as empresas podem se manter ágeis e competitivas.

Com tudo hospedado em um só lugar e as equipes de TI precisando trabalhar apenas com um fornecedor, além das muitas operações diárias automatizadas, como provisionamento de recursos, as equipes de TI economizam tempo em todos os aspectos. Isso os libera para se concentrar em questões mais complexas e dar ao negócio um melhor valor pelo seu dinheiro.

A infraestrutura hiperconvergente também reduz os custos operacionais e de dados sem grandes interrupções nas operações de negócios. 

Com menos equipamentos necessários para executar este sistema baseado em software, ele tem um custo de entrada muito menor em comparação com a infraestrutura legada e é mais barato de suportar e manter. 

5. Proteção de dados

A infraestrutura hiperconvergente também é benéfica quando se trata de eficiência e armazenamento de dados. Captura de imagens, a desduplicação de dados e outros recursos de proteção de dados são geralmente incorporados como padrão, facilitando muito os esforços de recuperação de desastres. 

Além disso, a natureza definida por software da HCI também significa que as organizações podem usar o armazenamento em nuvem pública como destino para backups.

De fato, a HCI também oferece maior resiliência do que os sistemas legados tradicionais. O modelo de expansão depende da distribuição de dados por vários nós em todo o data center, ou mesmo entre data centers em diferentes localizações geográficas. Esse modelo distribuído significa que quando um appliance (ou mesmo um rack inteiro) fica inativo, o desempenho e a disponibilidade não são prejudicados.

À medida que regulamentações mais rígidas, como a Lei de Proteção de Dados, LGPD, chegam em todo o mundo, será ainda mais importante tomar todas as medidas possíveis para proteger os dados. 

Em um sistema hiperconvergente, o backup e a recuperação de desastres são integrados como parte da infraestrutura, tornando a proteção de dados mais eficiente e acessível.

Várias funções de TI consolidadas

A tecnologia HCI permite que o sistema obtenha os benefícios de Capex e Opex, agilizando os processos de implantação, gerenciamento e dimensionamento de recursos de TI. A hiperconvegência evoluiu com a necessidade de agilizar o dimensionamento, remover as complexidades da infraestrutura e aumentar o desempenho geral. 

Desta forma, a integração de servidores e storage com gerenciamento a partir de um hypervisor trouxe muito mais viabilidade e praticidade. 

A capacidade da HCI de consolidar várias funções de TI, como desduplicação, backup, migração de VMs entre diferentes dispositivos ou até mesmo data centers, e otimização de WAN em uma única plataforma são o motivo mais atraente para usar infraestrutura hiperconvergente.

Leave a Reply

cinco × dois =